Bom dia!
Tinha parado de postar... às vezes fico um pouco sem assunto e sem estímulo pra escrever. Mas domingo (31/10) depois dos resultados das eleições achei que deveria expressar o meu repúdio ao comportamento de certos usuários do Twitter que postaram comentários preconceituosos, violentos e cheios de ódio contra a população do Nordeste.
Eu fico me perguntando, o que leva uma pessoa a odiar alguém?? Acho qte as vezes o ódio é justificado quando alguém faz mal ou maltrata essa pessoa.
Mas um ódio que não tem justificativa como: odiar alguém pelo simples fato dela ter a cor diferente da sua, ou então por morar em uma outra região ou país diferente do seu, ou até por ter uma opção sexual diferente da sua... ou apenas pelo simples fato de ser pobre, ou por está fora dos padrões de beleza ditados pela mídia.
O que vemos diariamente são matérias sobre o bullying e sobre o preconceito nas revistas, na net, na tv. Às vezes chegamos até a achar que isso ta surtindo algum resultado, mas quando vemos o q está nesse link http://xenofobianao.tumblr.com/page/1 chego a conclusão que todo esforço está sendo em vão.
Moramos em um país democrático, onde temos direito de escolha, então infelizmente concordando ou não com as escolhas do outros temos que aceitar, mesmo que a gente julgue essas escolhas erradas.
Não é xingando e induzindo outras pessoas ao ódio que vamos conseguir nos tornar um país melhor. Reclamamos tanto da violência q se instalou em nosso país, mas nunca paramos pra pensar que nós também somos responsáveis por isso. Talvez o que julgamos um simples comentário preconceituoso é pra nosso vizinho uma agressão.
O que torna o Brasil um país tão bonito é a mistura das raças, das cores, dos sotaques... sou Nordestino e acho lindo o sotaque da minha região. Respeito o “tchê” dos gaúchos, o “uai” dos mineiros, o “meu” dos paulistas. Creio que se a gente passar a respeitar e admirar os nossos vizinhos com certeza nos tornaremos uma grande nação. Como podemos ser grandes se dividimos o nosso país?? Se não conseguimos nos dar bem entre nós q somos todos brasileiros? como poderemos ser respeitados em outros lugares do mundo??? Já morei fora do país e vi que o brasileiro sofre preconceito lá fora, e lá... não sabem se vc é nortista, nordestino, sulista, etc... o simples fato de ser brasileiro já é motivo de PRECONCEITO. Lá fora somos apenas BRASILEIROS.
Eu já fui vítima de preconceito por ser nordestino, isso me deixou triste e magoado... mas também me tornou mais forte e com mto mais orgulho da força do meu povo. Como diz o Ariano Suassuna “eu não troco o meu OXENTE pelo OK de ninguém”.
Tenho mto orgulho de ser NORDESTINO... PARAÍBA SIM SENHOR!!!
Beijão pra todos e espero q um dia eu não tenha que vir aqui me pronunciar por um fato tão triste.